terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O TEMPO ACONTECE

Acho que foi num som do Paulinho Moska que ouvi a frase "Não importa o fim da estrada quando se vai rumo ao nada". Se não foi bem isso, foi mais ou menos isso. Pois bem... é que no mundo das informações, cada letra depende da carga cognitiva do receptor para existir de fato e, então, linkei esta oração à oração do que pensava. Além disso, em frase dada não se olha os dentes.

Esse niilismo moskiano, por conseguinte, me lembrou de um papo com o Negão, onde falávamos sobre o agora e patrimônio. O Nelsinho disse que "Patrimônio é como pegar água com as mãos... é ilusão! Hoje temos, amanhã não. Basta morrermos e deu: acabaram-se a posses e títulos". Eu concordei, enquanto o Pedrinho dos Alumínios cobrava que trabalhássemos e parássemos de conversa fiada.

(Tu também morrerás, Pedrinho!)

Aí lembrei do cara que reclama o tempo todo, preocupadíssimo com o que tinha e perdeu, com os amores que fugiram, com quantas moedas vai juntar até janeiro... Tonto de tanto olhar para trás, para frente, para outros, esquecera de observar o agora, o eterno agora, lugar onde realmente podemos relocar o mobiliário do que somos, onde podemos transformar os nossos ambientes, onde podemos dissecar o milagre de nossa existência sublime...

Poderia até dizer que tudo é perda de tempo, se não soubesse o que realmente é o tempo... Poderia até dizer que sinto compaixão, dele e do dentista sedento que matou e morreu por uma partilha de bens... Mas tudo é O Processo, uno e individual. Cada um com seus problemas (artigo 7º do Data Fifa). É que enquanto o homem enlouquece com suas contas e obrigações, o tempo simplesmente vai acontecendo, até chegar o dia em que todos os nomes serão esquecidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Perdido na madrugada, sabe uma noite daquelas em que fingimos não ter sono e que teimamos em pensar que nosso olho coça...Sim, perdido no tempo, deparei-me com esse texto e por segundos pensei, coisa que não faço há tempos, como é possível tanta idiotice!?
Qual o motivo da nossa real ignorância? Ainda que a realidade seja o que teimamos fingir como ilusão...
O mundo realmente acontecendo e ficamos preocupados com cifras, com o home novo, com a tela de lcd, com a plasma de 42'' e todas essas malditas tecnologias que nos são embutidas goela abaixo.
Como é possível tamanha ignomínia?
Não estou aqui para reclamar, nem tampouco para afirmar a minha diferença, estou aqui porque não entendo como é possível...
Tudo bem, eu minto, e o faço por prazer, por fuga, por delírio, o faço porque é a única coisa de sensata que me resta: fingir que nada disso é verdade, e não o é porque não entendo, pois se entendesse, logo que somos capazes de entender todas as verdades universais, tudo que vos falo seria mentira...enfim, chega de baboseira, vai começar o lost e a pipoca já está no microondas.