terça-feira, 29 de abril de 2008

ESPELHO ENEVOADO



Recebi esta semana do Paulinho um livro muito legal sobre Os quatro compromissos da filosofia Tolteca. Eu estava lá no Kaydara, um espaço muito bacana e com uma energia muito forte aqui na Colônia pelotense... vale a pena conhecer, diga-se de passagem. E a vida, entre suas brincadeiras, me fez essa.
Dentro da casa da Cristina, eu estava passando pela frente da geladeira e uns dizeres, na porta branca, me chamaram atenção. Eram os Quatro compromissos, que li e gamei na hora. A Cris me falou que vinham de um livro que ela utiliza com seus alunos e indica a todos que pode. O Paulinho chegou junto e me disse: Eu tenho este livro. E cá está ele, agora, na minha mão. Será minha cabeceira na minha viagem a Salvador... sei que ele promete muito, e já comecei, antes mesmo da viagem, a dissecá-lo e, pelo que já li, percebi que Don Miguel Ruiz estava sintonizado com o verdadeiro entendimento.

Repasso aqui, ipsis literis, aos olhos teus a orelha dele:

1. Seja impecável com sua palavra: As palavras têm um imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Diga apenas aquilo em que acredita, usando corretamente sua energia. Fuja de mexericos e de comentários negativos.
Meu amigo Nestor Campos diz que o ar é sagrado, é vida. Concordo plenamente. E se o ar representa toda esta forma energética de mantermo-nos vivos, diga-se vida em essência, como podemos exalá-lo de modo depreciativo em forma de palavras? Expire vida com amor.

2. Não leve nada para o lado pessoal: Quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias.

Sejamos o nada. Eu falava com o Kleber Ramil sobre minha teoria que denominava A inexistibilidade do eu... Eu nunca soube ao certo o que eu queria dizer (muito menos ele, claro), até o Don Miguel me traduzir. É que o todo está no éter, como uma onda de rádio. Sintonize e capte!

3. Não tire conclusões: Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Seja sempre claro e transparente e exija que os outros também o sejam, ignorando o que há de nebuloso ou mal-explicado.
Bagwan Shree Rajnesh diz que só deus julga, pois tem o conhecimento do todo. Nunca teremos o conhecimento do todo e isto impossibilita o julgamento de forma correta, fazendo com que qualquer julgamento seja equivocado e injusto com o todo... Não julgueis é a frase.

4. Dê sempre o melhor de si: Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor: nem mais nem menos. Rejeite sacrifícios ou esforços extenuantes: faça o que puder, da melhor maneira possível.
Viver plenamente significa respeitar a dualidade e o processo individual de crescimento espiritual, é entregar-se em plenitude e coerência entre pensamentos, sentimentos, palavras e atos, como diz o Nestorzinho.

Sempre em frente, que atrás estamos nós mesmos...

Nenhum comentário: