quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O ALENCAR (JURUNA) CUSPIA NO CHÃO


Não sei se a culpa é do mundo da moda ou das reformas ortográficas, mas o fato é que extinguiram vários apelidos que na minha infância eram comuns, como o Cu-de-mola, o Chico-orelha (esse eu tive!), o Pissa-floxa (aqui floxa é sinônimo de frouxa), o Jaspion, o Orelha-de-bater-palma-em-comício (esse eu também tive!!), o Boca-de-vala, a Maçaneta-de-banheiro-público, o Cara-de-cadela, a Motosserra, a Rita-zero-hora, a Vera-motocão, o Pé-de-pau (esse aí, muito perigoso por sua cacofonia tragicômica), entre tantos outros...
Também as crianças não brincam mais nas ruas, não atiram de bodoque, não brincam de cabra-cega, não jogam futebol nas calçadas, não fazem guerra de bosta... A gurizada não se reúne mais pra escutar som, pra comer pipoca, pra contar histórias, pra dar uma banda de bici ou dar uma volta no quarteirão e depois parar na esquina e ficar rateando. Aliás, muita gente fica rateando, mas poucas acerca de um assunto interessante.
Mas o fato é que o mundo gira e eu não sei (nem quero saber) onde ele vai de fato parar... é que me deu uma saudade de ser moleque...

Nenhum comentário: