sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A LENDA DO INVERNO GUARANI


O Zapataçu é um índio descendente dos guaranis que, por causa da sifilização branca, acabaram montando tribo na beira da BR-116, que liga Pelotas a Porto Alegre. É um acampamento muito singelo, caracterizado pelas lonas pretas e pelo abandono... é mais uma sociedade dentro da sociedade, uma subdivisão social que impede qualquer tipo de justiça e igualdade.
Mas voltando ao Zapataçu... ele ingressou na Faculdade de Meteorologia da UFPel e, no mesmo e fatídico ano, perdeu seu pai, o pajé daquela localidade. Claro que o nem sempre retilíneo caminho da hereditariedade colocou Zapataçu como o próximo chefe daquela vila indígena, o que aceitou de pronto. Na primeira reunião com os índios, lhe foi cobrado qual seria sua prima-ação em relação à tribo e ele mandou que fosse coletado a maior quantidade de lenha possível, pois aquele inverno prometia ser frio.
Na outra semana, na Universidade, Zapataçu pediu ao professor especializado como seria aquele inverno, em condições climáticas: muito frio e muita chuva, respondeu o docente prontamente. Isto fez com que Zapataçu voltasse à localidade e reforçasse o pedido para que os índios catassem mais e mais lenha. Contudo, já inverno adentro, o tempo contiuava quente e seco, mas a ordem permanecia de pé: Lenha e lenha!
Na Universidade, o experiente professor confirmava a Zapataçu: este inverno vai ser frio e chuvoso, podes crer Zapataçu.
E assim foi... já quase adentrando a primavera, aquele estranho inverno ainda não havia apresentado frio ou chuva. Mas a ordem permanecia: catar lenha. Até que a pressão ao novo pajé ficou insuportável. O conselho indígena reuniu-se e disse, com sotaque guarani:
"Chefe não com razão! Frio não vem. Tribo cansada catar lenha."
Mas Zapataçu manteve a postura e solicitou que a coleta durasse até o fim de semana, pois o frio viria sem dúvida alguma. Enquanto isso, retornou à Faculdade e ao excelentíssimo professor:
Professor... O senhor diz que vem frio mas até agora esse inverno foi quente e seco. Eu preciso saber de onde vem a informação que o senhor me passa que este inverno vai ser muito rigoroso...
Ora, Zapataçu... Eu vou toda semana pra Capital e tu tens que ver o que os índios da BR estão catando de lenha...

MORAL DA HISTÓRIA: A sabedoria é viva, o conhecimento é morto.

Nenhum comentário: