segunda-feira, 19 de outubro de 2009

TEMPO E DINHEIRO


Acho interessante a necessidade que temos, nós humanos, de substantivar coisas, de calçar a mente com definições exatas, de estigmatizar tudo...
A senhora me perguntou se eu era hippye. Respondi que havia muitas diferenças entre a minha vida e a vida de um hippye, mas se ficava bem pra mente dela me entender como um hippye (a ela pejorativamente hippye), que ficasse à vontade.
Depois, ela me perguntou como eu me sustentava, morando na montanha. Eu detesto essa pergunta... é extremamente deselegante que alguém, que não tenha nada a ver com a minha vida, queira saber como eu me sustento!!! É uma pergunta burocrata e extremamente preconceituosa, mecânica, de alguém que sopesa tudo pelas moedas que tem.
Eu lhe respondi com a máxima do Danilo:
"Minha senhora... tempo e dinheiro são como sol e lua: ou a senhora tem um ou tem o outro. Não se pode ter os dois! Eu, por exemplo, tô cheio, mas cheiinho de tempo. Tenho tempo pra dar e vender... A senhora tem dinheiro, mas não tem tempo. Qual de nós tem mais riqueza? Claro que existe os casos de eclipse, ou seja, aqueles em que pessoas têm muuuuuuuuuito dinheiro e tempo de sobra, que é uma coisa muito rara, e também aqueles em que a pessoa não tem tempo nem dinheiro, este um caso mais comum..."

Por isso que eu prefiro um bolso vazio deitado na grama do que uma conta cheia de noites maldormidas...

Nenhum comentário: