segunda-feira, 26 de maio de 2008

AS LARANJAS DA VÓ DE SANTA ROSA


Eu tava de bangu semana passada e resolvi dar um pulo a Santa Rosa, visitar minhas origens. Um amigo meu me disse que Santa Rosa é a capital do mundo. Eu perguntei por que, e ele me respondeu, trazendo a solução sempre de pronto, na meada do seu raciocínio lógico: Qual é o futuro do mundo? As crianças! Quem é a rainha das crianças? A Xuxa! E onde nasceu a Xuxa? Santa Rosa!
Bom... Depois desta convincente explicação, cheguei. Santa Rosa já era pequena quando fui embora, agora parece menor ainda. Perdi todas as referências da minha antiga Santa Rosa e, nas ruas, não conheço mais ninguém. Aqui descobri que virei pelotense de vez. Ao menos por enquanto.
***
Mas o fato é que em Santa Rosa tem a maior concentração de idosos por centímetro quadrado... Ao menos é o que percebi. Minha mãe coordena um grupo de terceira idade aqui, tem dois programas de rádio... funciona, a velha. Então os coroas, por assim dizer, rodeiam ela de manhã à noite.
Tem uma velha aqui, esqueci o nome agora, que come como o 19º Batalhão (depois da saída de campo, acrescente). A cada 5 minutos tem que estar mastigando algo. É meio surda e a metade de audição que ela perdeu ganhou em curiosidade. Uma tarde dessas ela foi pro centro, perto do meio-dia, pegar a pensão dela na Caxa Econóómica, como ela mesmo diz. No caminho, ela passou pelo puteiro da Iara, que tava reabrindo as portas e credenciando as chinas que queriam trabalhar. Na frente do Vermelhus 27 tinha uma fila de polaca que dobrava a esquina, e a velha, muito curiosa, chegou pra puta que findava a fila e perguntou:
Minha filha, mescuita, pra quê essa fila compriida?
A puta, envergonhada, não soube o que responder. Deu uma gaguejada e falou: É pra pegar laranja numa árvore ali atrás, vovó.
A velha, que além de curiosa, faminta e mão-de-vaca adorava uma fila, achou uma boa ficar ali e pegar umas laranjas de grátis, como dizem em Santa Rosa.
Só que a tia Iara foi entrevistando as gurias todas até que entrou a velha na sala dela. A Iara, que em 55 anos de putaria nunca tinha visto uma candidata tão velha, foi logo perguntando:
Vovó... a senhora aqui? Mas a senhora ainda trepa, vovó?
Nóm... trepar eu nóm trepo mais, mais eu chupo que é uma barbaridade...

Juro por deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

rainha das crias?