sábado, 31 de maio de 2008

INCOMUNICA-TRUMBICA



A vida, como grande brinquedo que é, sempre nos presenteia com surpresas e revelações. Nem questiono aqui se há coisas ruins ou boas, porque o mau e o bom são julgamentos pessoais e, muitas vezes, não alcançam a plenitude dos ensinamentos que a vida nos revela. E, também, dentro da tão limitada significância do eu e de seus julgamentos egocentristas, há vezes em que não entendemos as mensagens que a vida dá.

***

Ontem o Nelson falou que um sobrinho dele, de Uruguaiana, tinha um cachorro que falava. Eu perguntei Como assim, falava? Ele respondeu: Falava! Tu falavas com ele e ele falava. Eu até agora não entendi, juro. Me perdi na comunicação e fiquei em silêncio... não sei nem se acreditei ou não... Hoje em dia tudo é possível mesmo... O fato é que este episódio me fez lembrar de dois outros, que também existiram, de verdade, por uma incompreensão comunicativa.
O primeiro é do padre, lá de Salto do Lontra, que num sermão aos fiéis da comunidade, falou: Quem não tem pecado que atire a primeira pedra!
De repente, da esquerda para a direita, em alta velocidade, meio tijolo de quatro furos acertou sua orelha com tal violência que ele caiu sentado. Socorrido pelos coroinhas, o padre levantou e viu o seu Bonifácio, um membro das antigas e que lançara a pedra contra o ilustre vigário. O padre, ainda desacreditado, mirou seu Bonifácio e falou: Seu Bonifácio, o que é isso? Vai me dizer que o senhor nunca errou na vida?
O seu Bonifácio respondeu: Dessa distância nunca!

***

O outro causo aconteceu em Uruguaiana mesmo. O guri, voltando de um passeio por Pelotas, chegou na fazenda do pai, um gaudério bonachão que só usava bombacha larga e facão de três listras na cintura. Era verão, e numa tarde quente o filho resolveu tirar a camisa. Para a surpresa do pai-gaúcho, o guri havia colocado um piercing na mamica direita.
O quiéqui é isso aí ô piá-de-merda?
É um pircin pai!
Pircin?
É!
Pega esse pircin e enfia no cú! - disse o velho.
E o guri foi lá e colocou o brinco no ânus.

É a máxima do Chacrinha, ou Chacrinismo, um movimento iniciado no século XIX e que outra hora explico melhor.

Nenhum comentário: