quarta-feira, 11 de maio de 2011

FREUD EXPLICA


Sigmund Schlomo Freud, kin 238, foi um médico austríaco fundador da psicanálise, criador da hipnose como método terapêutico, bem como outras inovaçãos psicoterápicas, como o advento do uso da cocaína como estimulante e antidepressivo e da interpretação dos sonhos como contingente analítico do inconsiente reprimido humano.
Ah... além disso ele dividiu o inconsiente sapiens em id, ego e superego e foi o grande responsável pela criação do jargão popular: Nem Freud explica!

***

Superfreud!

***

Freud desenvolveu tese acerca do Complexo de Édipo e concluiu que toda sexuística humana é, no fundo, um amadurecimento da libido em relação ao desenvolvimento natural das etapas psicosexuais, ou seja, o humano nasce poliformicamente perverso, tira prazer da chupeta (fase oral), depois do controle do esfíncter (fase anal), depois dos próprios órgãos genitais (fase fálica), tendo aí a identificação de sua sexualidade de modo reverso, relacionada com seu próprio ego.
A partir de então, a psicosexualidade se dirige ao sexo oposto e o guri passa a amar a mãe e odiar o pai, até que age o superego, que chega chegando, dá uma pressão no id e no ego (tipo, que papo é esse de amar a mãe?) e o elemento passa a se identificar com o pai e (re)conhecer a mãe, pondo fim a esse taradismo psicológico.

***

E eu freudiei até agora pra dizer que ontem, no banho, eu lembrei de um cara que tentou me subornar para entrar na área VIP do show do Fábio Jr. e aquilo me fez um mal danado... Me ofendi e fiquei triste... E reparei que sou igualzinho a meu pai, a referência de ser que tenho no mundo.
Então lembrei do Freud e dessa explicação maluca de id, ego e superego, de Édipo e chupeta, cu e pinto, mãe e sexologia, loucura e pulsão de morte...
Ah... essa humanidade é mesmo um prato cheio pra galera da psicologia.
Um prato cheio!

***

Psicologia é coisa de louco.

Nenhum comentário: