quarta-feira, 4 de maio de 2011

O EX-CARECA


Cotidianamente, os valores e os conceitos se transformam, se mesclam e se fundem. Então, deste ideológico relacionamento surgem as mais variadas conclusões, todas também fadadas ao perecimento.
É uma sopa-do-diabo psicomental.

***

Mas de todos os conceitos, a estética sempre aparece como algo relevante.
Tão relevante que inspirou Kafka em A metamorfose e Gogol em O nariz.
Tão, mas tão relevante que mulheres levam horas e horas para se vestirem a um singelo passeio na praça.
Tão, mas tão, mas tão relevante que consultores de moda passam a vida discutindo as tendências da próxima estação.
E Tantão relevante que fez com que a humanidade abandonasse as calças boca-de-sino e o bigode.

***

É que eu encontrei o Roque e foi um grande, um dos maiores desafios de minha curta vida.
É que o Roque estava ex-careca.
A última vez que eu vi ele a careca dele parecia uma bunda branca.
E hoje ele entrou aqui cabeludo.
Eu sofri tanto para não rir que chegou a me dar uma enxaqueca depois que ele saiu da sala.
De tanto não rir.
Ele me olhou desconfiado.
Pensou que eu comentaria algo sobre o seu novo cabelo.
Mas eu fiquei calado.
Concentrado no além-Roque.
E acho que o meu silêncio foi uma crueldade maior ainda.
Ele saiu sabendo o que eu pensava.
E eu fiquei pensando que ele sabia de tudo.
Afinal, um cara que faz um implante daqueles tem que estar preparado.
Tem que realmente estar afim de não ser careca.
Porque ele encontrará os amigos na rua.
[mais cedo ou mais tarde

E os amigos serão cruéis.
Independente dele ter ficado até um pouco mais bonito.
Se é que existe ex-careca bonito ao primeiro olhar...

***

É dos carecas que elas gostam mais?

***

Aí eu vejo um símbolo da estética nacional, o Fábio Júnior.
Ele tá vindo pra Pelotas para um show.
Mas meu amigo já disse que não vai levar a mulher dele.
Isto porque depois dela ver o Fábio Júnior, vai olhar pra ele e irá notar que ele, seu marido, é apenas o seu bom e velho (talvez mais velho do que bom) marido...
Será uma decepção na certa.

***

Aí o cara chega segunda-feira no trabalho com um sorriso no rosto.
Vira pros colegas e diz, com um ar de felicidade, orgulho e contemplação.
Vocês sabem com quem minha mulher me traiu ontem!? Com o FÁBIO JÚNIOR!

***

O Fábio Júnior nunca será um ex-careca.

Nenhum comentário: