domingo, 17 de abril de 2011

O HOMEM ANTIGO


Conversa vai, conversa vem, o cara me disse que o homem antigo vivia sem luz.
Eu disse que eu conheço, na periferia, um monte de homens modernos que também vivem sem luz.
E eu não sei se o teor da discussão resta no que é viver sem luz ou no que é ser um homem antigo.

***

O homem muda a cada hora
Os dias têm mania de acontecer
E minha mente anda mundo afora
Querendo saber... querendo saber.

O fato é que eu domino idiomas
Estudo culturas, poesias de Rimbaud
Faço cálculos exatos, ratifico teorias
E nem sei quem sou... nem sei quem sou!

***

Pra mim, homem antigo é o professor Girafales.

***

O cara manteve a porta aberta para que a senhorita passasse à repartição.
Ela agradeceu.
Um aceno de cabeça.
Quando ele entrou, ela lhe disse que estava encantada.
Que não se fazia mais homens como antigamente.
E quem disse que eu sou homem?
Ele respondeu.

***

O homem antigo de verdade peida de perna aberta e longe de todos.
O homem antigo de verdade tem bigode.
O homem antigo de verdade usa ceroula.
O homem mais do que antigo como depois veste a caça.
O homem ainda mais antigo bate na mulher como manifestação de amor.
O homem antigo, mas antigo mesmo, não precisa de luz elétrica.
O homem antigo de verdade resiste ao tempo e não desaparece jamais.

Nenhum comentário: