segunda-feira, 8 de março de 2010

ATACADO POR CONSUMO


Toda economia, seja ela real ou virtual, se sustenta no fluxo de moedas. O fluxo de moedas, por sua vez, só existe graças à louca mania humana de consumir, consumando-se, assim, como o elo da corrente monetária universal. Uau!

***

Existem, no comércio, dezenas e centenas e milhares de lojas diferentes. Tem aquelas especializadas em fantasias, outras em roupas de noivas, outros sex shops, outros vendem serviço (de todo gênero e grau), outros vendem eletroeletrônicos, bicicletas, jóias, comida... praticamente tudo o que existe no mundo se converte em produtos com valor agregado e, seja em qualquer confim deste planetão azul, existe uma loja prontinha para colocá-los na vitrina.
Mas existe um tipo de loja que atinge o coração do público, e não é aquela que vende apetrechos para pontes-de-safena. São os famosos 1,99, aqueles que a gente encontra em qualquer lugar com subprodutos do mundo da moda, versões não muito aproveitáveis, praticamente similares ao produto original, só que se quebram em 5 minutos. É que os 1,99 não vendem nada que tenha qualidade. Nada! É potinho de plástico brega, é tapetinho colorido, brinquedo que de despedaça, gravata azul vagabunda e doces vencidos e cancerígenos, entre muitos (e muitos) outros. E mesmo assim, à primeira vista inexplicavelmente, os 1,99 são febre... e eu sei o porquê. Porque ele vende baratinho uma coisa que todo mundo precisa: o prazer do consumo.

Nenhum comentário: