quarta-feira, 24 de setembro de 2008

EU SOU NEGUINHO?


Alexandre, O Grande, voltava de uma batalha no Oriente, a caminho da Índia, e encontrou Diógenes de Sínope, filósofo sufi e maior representante do Cinismo, deitado, nu, na beira de um rio. Alexandre, que tinha as armaduras mais caras e refinadas do Império, ficou chocado em ver aquela figura, nua, deitada, a esmo e feliz, na beira de um rio e foi, com Diógenes, ter, perguntando o que, por ele, poderia fazer.
Alexandre, que parado em pé fazia sombra ao velho sufi, ouviu: "Não me tires o que não me podes dar".

***

Depois, Alexandre o pediu como podia ficar ali, deitado, sem fazer absolutamente nada. Diógenes, contemplando a bela paisagem, convidou Alexandre a se desnudar e deitar ali, pois a margem era grande o bastante aos dois. O como, segundo Diógenes, era a forma que a mente encontrava para evitar a ação de fato.
Alexandre respondeu-lhe que não tinha tempo para deitar à margem... que ainda tinha muitas guerras para conquistar o mundo. Foi então que Diógenes falou que não precisava conquistar o mundo para desfrutá-lo, e O Grande ficou triste, pois entendeu que não havia, realmente, mais nenhum mundo além daquele a ser conquistado...

***

Se eu não fosse Alexandre, quereria ser Diógenes.

Nenhum comentário: