terça-feira, 20 de abril de 2010

A MENTE TAGARELA


Quando uma criança nasce, ela não tem uma mente. Não há tagarelice dentro dela. Leva 3 a 4 anos para que a mente, que é apenas um biocomputador, comece a funcionar.

***

A mente obtém seus dados dos pais, da escola, de outras crianças, de vzinhos, de parentes, da sociedade como um todo. Há fontes em toda parte a seu redor.

***

É assim que a coleção começa. Depois, a criança começará a ler e haverá mais palavras. Em nossa sociedade, o silêncio não traz recompensas. As palavras pagam, por isso, quanto mais articulado você for, mais você irá ganhar.
Quem são seus líderes? Seu políticos? Quem são seus professores? Quem são seus padres, teólogos e filósofos? Condensados em uma única coisa, são pessoas muito articuladas. Sabem como usar as palavras de forma significativa, pungente, consistente, de forma que possam impressionar as pessoas.

***

Poucas vezes se fala a respeito do fato de nossa sociedade ser dominada por pessoas verbalmente articuladas. Algumas delas talvez não saibam nada: podem não ser sábias, podem não ser nem mesmo inteligentes, mas certamente sabem brincar com as palavras. É um jogo, e elas aprenderam a jogá-lo. O pagamento é feito de várias formas, com respeito, dinheiro ou poder. Todos tentam seguir o mesmo caminho, e a mente fica cheia de palavras e pensamentos...


***

Essa tagarelice é nossa educação, e basicamente está errada porque ensina a você apenas metade do processo: como usar a mente. Não lhe ensina uma forma de pará-la a fim de que você possa relaxar, pois mesmo quando você está dormindo, ela, sua mente, continua ativa. A mente não dorme. Ela trabalha durante setenta, oitenta anos, continuamente...


Osho, Aprendendo a silenciar a mente. Pgs 67 e 68.
Kin 12 (Cumplekin Osho) - Lua 10 - Ano 4

Nenhum comentário: