domingo, 18 de abril de 2010

VIDA E LIBERDADE


Oyo Nyimba Kabamba Iguru Rukidi IV foi coroado, aos 18 anos, como o novo rei de Toro, oeste da Uganda, se tornando o rei mais jovem do mundo.
Eu, com 18 anos, não tinha competência para organizar nem um quarto de dormir, que dirá uma nação. Tá certo que Toro deve ser menor que muitos quartos de diplomatas por aí...

***

Meu filho... com a sua idade Getúlio Vargas era o primeiro da turma.
E com a sua já era presidente!

***

Levei o Johan ver os patos na rodoviária, inclusive seu amigo Pinti, o patinho amarelo que deixamos lá. Eles, todos, patos, ficam pateando o dia todo... assim como a arara na jaula, na horrenda vida de prisão, fica ararando... A diferença entre eles, além da bioplumagem, é a liberdade...
Pensei em soltar a arara, mas dizem que ela não se adaptaria e morreria de fome, ou seria uma presa fácil para qualquer predador. Contudo, entendo que a vida sem liberdade é pior que a morte... Na verdade, acho que a morte é uma dádiva de todos e, por desconhecermos a sua essência transformadora, a tememos... Isso faz com que prefiramos a prisão perpétua à morte... Isso faz com que justifiquemos as gaiolas... "Ele está preso, mas pelo menos vive..."
Gostaria de dar a esta arara e a tantos outros bichos breves momentos de liberdade... mesmo que eles jaziriam na boca de um felino... ali, naquele instante, morreriam livres.

***

Segundos de últimos suspiros valem mais que décadas de grades.

***

Um rei está condenado perpetuamente à ser uma personagem... detido num belo castelo de ouro... enterrado em uma tumba real... com uma cerimônia digna do presidiário mais bem pago do planeta.

Nenhum comentário: